quinta-feira, 9 de abril de 2009

É Páscoa!



Muitos são os significados dessa grandiosa festa.

No Cristianismo, a páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus. Para os judeus, a páscoa celebra o fim da escravidão dos hebreus no Egito. Para os grupos pastoris de antigamente, a páscoa era a festa que invocava a proteção de Deus durante a travessia de Canaã para a região das planícies mais férteis.

Também são muitas as histórias e as tradições que envolvem tal data.

Na Antiguidade, os povos escolheram a lua para determinar a data da páscoa. Como o coelho era tido como um símbolo da lua, passou também a ser considerado um símbolo da páscoa.

Existem algumas curiosidades sobre a história do coelho da páscoa. Na Alemanha, as crianças esperam ovos dos coelhos. As crianças tchecas confiam que os presentes são ofertados por uma cotovia (ave campestre). Na Suíça, são os cucos que levam os ovos de presente e, no Brasil, a tradição do coelho, que veio no final do século XIX.

Há uma lenda que marca a história do coelho da páscoa. Conta a mesma que uma mulher pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de páscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu; as crianças acreditaram que o mesmo havia colocado os ovos para elas, assim a história se propagou.


Embora a primeira coisa que venha à cabeça da maioria das pessoas quando se fala em páscoa seja chocolate (o que não é nada mal, apesar dos quilinhos que esse benditos fazem a gente ganhar), é importante não deixar de lado a verdadeira essência do que ela representa para nós.
*
Independente de religião, crença ou qualquer outra coisa, o que vale mesmo é se renovar, renascer. Por menor que seja a mudança, ela é sempre válida. Sejamos pessoas melhores que o mundo também será, pois é na paz interior, é na consciência tranquila e na sensação de 'dever cumprido' que nós encontramos a verdadeira felicidade.

Não importa se você acredita nisso ou naquilo, acredite em você e tudo será diferente. Tenha fé que o resto é consequência!

Um beijão a todos e FELIZ PÁSCOA!!




Informações sobre Páscoa: www.brasilescola.com/pascoa
*

Nenhum comentário: